15 de setembro de 2012

Medusa

۞ ADM Berserker



Filha das divindades marinhas Fórcis e Ceto, Medusa teria sido originalmente uma bela e atraente donzela que era sacerdotisa do templo de Atena. Um dia ela teria cedido às investidas do "Senhor dos Mares", Poseidon, e deitando-se com ele no próprio templo da deusa Atena; a deusa da sabedoria ficou muito enfurecida e transformou Medusa e suas irmãs, Esteno e Euríade, em criaturas repugnantes que passaram a ser conhecidas como as irmãs Górgonas. Elas passaram a ter pele escamosa e enormes serpentes na cabeça ao invés de cabelo. Também é dito que Medusa possuía asas de ouro, presas de bronze e um rosto tão horrível de se contemplar que a mera visão dele transformaria todos que o olhassem em pedra, além de tudo isso sua imortalidade fora removida pelo feitiço da deusa.

Depois do terrível feitiço, as irmãs Górgonas passaram a viver escondidas em uma caverna no ocidente da Grécia, próximo a um país chamado de Hespérides. Diz à lenda que nas proximidades desta caverna em que viviam as irmãs, existiam vários homens e animais petrificados, pois estes teriam olhado diretamente para Medusa. Assim, as irmãs de Medusa e ela, passaram a ser temidas por toda a Grécia.


Um rei muito temido chamado de Polidectes, de uma ilha chamada Cíclades, ordenou certa vez que a um jovem chamado Perseu fosse até a caverna de Medusa e lhe arrancasse a cabeça. Caso Perseu não fizesse isto, Polidectes prometia violentar sua mãe, Dânae. A deusa Atena ficou emocionada com a história de Perseu e juntamente com os deuses Hermes e Hades o ajudou a cumprir sua missão.

Hades lhe deu um elmo que lhe tornaria invisível, Hermes lhe deu sandálias aladas, e Atena lhe deu um escudo de bronze bastante brilhante e um alforje para transportar a cabeça de Medusa. Então um dia, enquanto as irmãs dormiam, Perseu entrou na caverna, guiado apenas pelo brilho de seu escudo e com a ajuda de seu elmo invisível, voou sobre as irmãs com as sandálias aladas e desafiou Medusa. Ele conseguiu decapita-la sem olhar diretamente para ela devido ao reflexo dela no escudo.

Quando Perseu separou a cabeça da Medusa de seu pescoço, duas criaturas nasceram de seu sangue: o cavalo alado Pégaso e o gigante dourado Crisaor, resultantes da união profana de Medusa e Poseidon.

Perseu levou a cabeça em sua jornada de volta à ilha de Cíclades, usando-a como arma por diversas vezes (incluindo contra o próprio rei Polidectes), ate finalmente entrega-la para Atena, que a colocou em seu escudo, o Aegis, para lhe servir como proteção.

Até hoje para os gregos a face da Górgona é tida como um poderoso amuleto para afastar o mau.

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

13 comentários:

  1. ela foi estrupada ou aceitou deitar-se com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi estuprada por Poseidon, e punida injustamente por Atena.

      Excluir
    2. não... ela nao foi estrupada...
      poseidon dava em cima dela.. e ela cedeu e se deitou com ele...
      e atena puniu por profanar o seu templo...
      pois ela e poseidon tem uma richa...

      Excluir
    3. richa entre antena e poseidon,

      Poseidon e Atena competiram para o posto de padroeiro da cidade de Atenas. Poseidon acabou perdendo. A competição se sucedeu no final do calendário ateniense. Ambos concordaram em oferecer um presente aos atenienses e então eles escolheriam o que mais os agradasse. Poseidon golpeou o chão com seu tridente e fez surgir água, era salgada e pouco útil. Atena ofereceu uma oliveira. Os atenienses aceitaram a oliveira e Atena como sua padroeira. Poseidon ficou enfurecido e enviou uma inundação muito grande para a planície ateniense.

      Excluir
    4. Medusa foi sim estuprada. Eu poderia citar inúmeras fontes, mas vou citar apenas o poeta romano Ovídio, em seu livro Metamorfoses, livro IV, linhas 787 a 803:

      "Conta os reais perigos da longa viagem;
      mares e terras vistas sob si lá de cima;
      e os astros que tocou ao bater suas asas.
      Mas antes do esperado, calou-se. Um dos próceres
      perguntou por que só uma destas irmãs
      tinha serpentes aos cabelos entrançadas.
      O hóspede diz: “Já que perguntas algo digno
      de relato, direi o motivo. Belíssima,
      ela foi a esperança e a causa de ciúmes
      de muitos; e mais belo que os cabelos nada
      tinha. Conheci um que disse tê-la visto.
      No templo de Minerva, o deus do mar violou-a,
      dizem. Volveu, cobrindo o rosto casto, a filha
      de Jove com o escudo. E como punição,
      gorgôneas tranças converteu em torpes hidras.
      E ainda agora, para infundir o terror
      nos rivais, leva ao peito as cobras que criou”.


      Excluir
  2. Respostas
    1. Que eu saiba, somente quando ainda era humana. Apesar disso, existem algumas representações dela onde a única parte não humana dela são seus cabelos

      Excluir
  3. Eu tô apaixonada por esse site, sério. Conte com minha visita todos os dias aqui, vou aprender muito sobre mitologia grega, além das lendas de vários países. Amei! :D

    ResponderExcluir
  4. posseidon estuprou a medusa .. coitada , ainda foram la arrancar a cabeça dela..

    ResponderExcluir
  5. De todo jeito ela si deu mal

    ResponderExcluir
  6. De longe uma das melhores deusas na minha opinião

    ResponderExcluir
  7. O nome das irmãs de Medusa eram Esteno e Euríale, e vocês poderiam acrescentar que Medusa era a única górgona capaz de tramsformar em pedra aqueles que a olhavam diretamente foi um "castigo extra" de Atena.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby